Estudante fazendo o número dez com as mãos
Preparar-se com antecedência ainda é o melhor caminho para ter sucesso no Enem

10 dicas para se sair bem no Enem

A importância que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adquiriu nos últimos anos fez com que aumentasse a preocupação dos estudantes em tirar boas notas nas provas. Hoje, o Enem é o principal meio de entrada nas faculdades, seja por meio do SiSU, ProUni, Fies ou vestibulares.

Cada estudante que se prepara para o Enem tem seus métodos e elabora seu próprio programa de estudos, com base no que a prova exige. No entanto, algumas dicas são importantes para quem deseja tirar boas notas no Enem, e a primeira delas é se preparar com antecedência, pois o edital é publicado, no mínimo, seis meses antes das provas.

Pensando na apreensão dos estudantes que se preparam para as provas, listamos 10 dicas para se sair bem no Enem. Não se trata de uma receita de sucesso, mas de algumas sugestões que podem melhorar o desempenho nos estudos.

1) Monte um cronograma de estudos

As provas do Enem 2019 são só em novembro, mas quem quiser sair bem no exame precisa planejar os estudos com antecedência. Uma boa dica é montar um cronograma de estudos para o Enem o quanto antes, separando tudo que precisa estudar e fazer no dia.

No cronograma de estudos você vai colocar os horários das aulas, quais disciplinas vai estudar no dia, se vai resolver exercícios ou revisar o conteúdo da aula, além de atividades como academia, estudo de idioma e refeições.

2) Identifique onde tem mais dificuldade

É importante identificar as disciplinas que tem mais dificuldade e, assim, dedicar mais tempo a elas. Aproveite para tirar dúvidas com seus professores e colegas antes das provas. Em alguns sites, é possível encontrar canais de dicas para as principais matérias. Veja aqui um exemplo.

3) Preste atenção nas aulas

Aproveitar ao máximo o tempo na escola te ajuda na hora de estudar em casa para o Enem. Afinal, já que você precisa ir mesmo ao colégio, melhor aproveitar e ouvir o que os professores têm a dizer. A maioria dos colégios programa as aulas com o conteúdo cobrado no Enem.

4) Mantenha-se atualizado

As questões das provas do Enem tem um caráter interdisciplinar e cobram muito atualidades e conhecimentos gerais. Para conseguir boa nota no Enem, é importante ter um repertório cultural grande, saber o que acontece no Brasil e no mundo. Até filmes e séries podem te ajudar a produzir uma boa redação, por exemplo.

Veja dicas para manter-se atualizado para o Enem

5) Assista videoaulas

Além das aulas na escola ou no cursinho, assista videoaulas para o Enem. Diversos canais na internet contam com professores preparados para tirar as principais dúvidas e te ajudar a ter um bom desempenho no Enem.

Jovem assiste uma videoaula em um tablet
Entre as ferramentas disponibilizadas pela internet, as videoaulas podem ajudar muito na preparação para o Enem.

6) Resolva provas anteriores

A prova do Enem é diferente dos vestibulares. Você precisa ter contato com as provas anteriores para acostumar com os tipos de questões. Na internet é possível encontrar as provas do Enem de 2009 até 2018. Alguns disponibilizam até a correção comentada.

Baixe aqui provas do Enem

7) Faça simulados para o Enem

Muitas escolas e cursinhos oferecem a possibilidade de realizar simulados durante o ano, aproveite essa oportunidade. Em alguns canais na internet é possível fazer simulados online e consultar o desempenho.

Faça o Simulado Enem

8) Pratique exercícios

Pode parecer estranho recomendar a prática de exercícios para sair bem no Enem, mas quando pensamos nos benefícios da atividade física, a recomendação faz sentido. Exercícios físicos tiram o estresse e te dá ânimo para enfrentar a maratona de estudos e provas. Lembre-se que o Enem exige disposição física e mental.

um par de tênis para corrida, duas maças, uma banana, um caderno e uma caneta
Os cuidados com a saúde são imprescindível para quem deseja ter sucesso no Enem.

9) Cuide da alimentação e do sono

Estar em dias com a saúde é essencial tanto para o tempo de preparação quanto para a realização das provas. Não adianta dedicar-se o ano inteiro aos estudos e passar mal na hora das provas Enem, não é mesmo?! Portanto, tente dormir oito horas por dia e não pular refeições.

10) Tenha foco

Para se sair bem no Enem é necessário um tempo de muita dedicação, por isso é imprescindível concentrar-se nos estudos. Deixar o celular e as redes sociais de lado e dedicar as energias para os estudos pode ser o diferencial de quem deseja sucesso no Enem.

Lembre-se que tirar uma boa nota no Enem significa escolher com tranquilidade o curso e a faculdade em que deseja estudar. Quanto melhor o desempenho, maiores são as chances de ser aprovado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiar a faculdade através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).