Além do local de provas, o Cartão do Enem traz informações sobre dias e horários do exame.

Cartão do Enem 2019 – locais de prova o Enem

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2019 é o documento que informa os locais de prova do Enem 2019. O estudante tem acesso ao Cartão do Enem na Página do Participante (site oficial) no mês que antecede as provas, geralmente na segunda quinzena.

Portanto, o Cartão do Enem 2019 deve sair na segunda quinzena de outubro. Ele não é entregue pelos Correios!

Informações do Cartão do Enem

O Cartão do Enem tem os dados pessoais do participante e informações referentes às provas. É importante que o inscrito no exame confira o documento para saber se todos os itens estão preenchidos corretamente e, caso haja erro, é necessário entrar em contato imediatamente com o Inep pelo 0800 616161.

São informações presentes no Cartão do Enem:

  • Nome completo
  • Número de inscrição
  • CPF
  • Língua Estrangeira de realização da prova de Linguagens e Códigos
  • Datas e horários das provas: abertura e fechamento dos portões; início e término das provas
  • Local de provas do Enem 2019: instituição de ensino; bloco; andar; sala e endereço completo
Modelo de Cartão do Enem 2018 (clique aqui para ampliar)

Outro cuidado que o participante deve ter é verificar o horário em que o Enem será aplicado em seu estado, já que o Brasil tem diferentes fuso horários e o exame traz como base o Horário Oficial de Brasília.

Como acessar o Cartão do Enem?

Desde 2015, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem só pode ser conferido pela internet, na Página do Participante. Anteriormente, os Correios também enviavam o documento para a casa do participante, mas o Ministério da Educação (MEC) cancelou os envios para gerar economia no exame.

O Cartão do Enem é obrigatório nos dias de prova?

O participante não é obrigado a levar o Cartão do Enem para entrar nos locais de prova. No entanto, o MEC recomenda que o Cartão seja impresso e esteja com o estudante nos dias do exame para facilitar a localização da sala de provas e evitar atrasos.

Leia: o que levar para o Enem 2019

É importante que o participante fique atento aos itens obrigatórios para entrar na sala de provas: documento de identificação original com foto (em bom estado de conservação). Já para assinalar o cartão-resposta das questões objetivas e fazer a redação é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente).

Posso mudar meu local de prova?

Não é possível mudar o local de prova após a inscrição do Enem 2019. Somente ao se inscrever no exame é que o participante pode escolher a cidade de realização do exame, opção que não precisa ser o município de residência do estudante e sim o lugar em que estará nos dias de provas.

Dúvidas? Confira sempre o edital do Enem e entre em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800 616161 se for necessário.

Por Lorraine Vilela