Celular não poderá ficar ligado durante as provas do Enem 2019

Celular no Enem 2019: levar ou não?

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 ocorrerão em dois domingos consecutivos, 03 e 10 de novembro. Muitos participantes não sabem ao certo o que podem ou não levar para as provas e a principal dúvida gira em torno do aparelho celular. Afinal de contas, é permitido levar o celular para o Enem 2019?

O celular pode até ser levado no dia das provas do Enem 2019. Contudo, ele deverá permanecer desligado desde a entrada dos portões do prédio onde será realizado o Exame, de preferência sem a bateria, se possível.

O telefone celular deverá ser condicionado e lacrado no envelope cedido pelos fiscais, o qual deverá ter sinalizado o nome do participante.

Posso levar bolsa para o Enem?

Para aqueles que queiram portar bolsa no dia das provas a recomendação é a mesma. Ela além de ser revistada pelos fiscais e detectores de metal, deverá permanecer embaixo da carteira durante toda a prova.

Acesse mais dicas para o Enem!

Evite bolsas muito grandes e de difícil abertura, pois estas podem atrapalhar e atrasar o processo de revista durante a sua entrada na sala de provas.

Eliminações pelo uso do celular

Vale lembrar que o uso do aparelho celular para uso de comunicação, postagens de fotos na internet de cartões de resposta ou até do caderno de prova é terminantemente proibido, acarretando na eliminação automática do candidato. O participante também será eliminado se o celular tocar ou emitir qualquer som.

Leia também: Como saber se estou preparado para a Universidade?

O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitora as redes sociais e, caso sejam detectadas postagens, os candidatos são eliminados, como já houve em anos anteriores no Enem.

Como ficarei sabendo do tempo de prova?

Alguns estudantes alegam que o celular ficando ligado durante as provas do Enem permitiria saber quanto tempo ainda teria para realizar as questões da prova.

Saiba mais aqui: Como conciliar o tempo durante a prova?

No entanto, não há necessidade de se preocupar com a questão das horas durante a prova, já que o fiscal de sala informará o participante sobre o horário de alguma forma.

Para controlar o tempo das questões de forma mais adequada você pode treinar seus conhecimentos com o Simulado Enem.

Por Érica Caetano