Datas Enem 2019
A participação no Enem exige do candidato conhecer as principais datas previstas no Edital.

Datas do Enem 2019

Por ser a principal forma de entrar no ensino superior público, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atrai a atenção de milhares de estudantes. Quem pretende fazer a maior prova do Brasil precisa ficar de olho nas datas para não perder o prazo de inscrição e não faltar ao exame.

A divisão das datas do Enem sofreu mudanças ao longo dos anos, das quais as principais foram as mudanças de um para dois dias de provas e a separação dos pedidos de isenção do período de inscrições.

Edital do Enem 2019

O Edital do Enem é o primeiro evento do exame e costuma ser publicado meses antes da abertura das inscrições. Em 2019, o Edital foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em março.

O Edital do Enem 2019 é composto pelas principais datas do exame; regras e orientações para todas as etapas (isenção, inscrição, nome social, locais de prova, provas e gabaritos) e composição das provas. A leitura do Edital é fundamental para quem pretende participar do exame.

É comum que a data do resultado do Enem não seja informada no Edital, mas o MEC costuma informar a previsão de divulgação das notas posteriormente.

Isenção no Enem 2019

A isenção da taxa de inscrição do Enem era solicitada junto com a inscrição no exame até o ano de 2017. A partir de 2018, o MEC separou os pedidos de gratuidade e inscrição em duas datas diferentes.

O período para pedidos de isenção da taxa do Enem é aberto no mês que antecede as inscrições do exame. A edição de 2019 recebeu as solicitações de 1º a 10 de abril, pela internet, na Página do Participante.

O cronograma de isenção do Enem contempla as solicitações, o resultado, o período para recursos e o resultado pós-recursos. Veja como foram as datas de isenção do Enem 2019:

Pedidos: 1º a 10 de abril de 2019
Resultado: 17 de abril de 2019
Recursos: 22 a 26 de abril de 2019
Resultado pós-recursos: 2 de maio de 2019

O MEC adotou em 2018, junto aos pedidos de isenção, a exigência de justificativas de ausência para os isentos que faltaram ao exame e pretendiam solicitar novamente a gratuidade da taxa. O cronograma para o envio da documentação comprobatória é o mesmo da isenção.

A isenção da taxa de inscrição é destinada aos seguintes participantes:

  • Estudantes do terceiro ano de escolas públicas
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares, tendo renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa (per capita)
  • Inscritos no CadÚnico do Governo Federal

Inscrições Enem 2019

As inscrições do Enem são feitas no mês de maio, com aproximadamente 12 dias de prazo para o cadastro. O Enem 2019 recebeu inscrições de 6 a 17 de maio e o pagamento da taxa foi recebido até o dia 23 seguinte.

As inscrições do Enem começam pela manhã, o edital costuma informar a abertura do sistema às 10h. O prazo para participar se encerra às 23h59, sem prorrogação. Os participantes contam com mais alguns dias seguintes para o pagamento da taxa, boleto que leva até 3 dias úteis para ser compensado pelo banco e a confirmação enviada ao MEC.

É durante a inscrição no Enem que o participante informa a necessidade ou não de atendimento especial para a realização das provas, opção de língua estrangeira (espanhol ou inglês) e cidade em que deseja fazer o exame (não precisa ser o mesmo município de sua residência). Tais informações não podem ser alteradas após o fim das inscrições, por isso, é importante marcar as opções com bastante atenção.

Nome social no Enem 2019

Travestis e transexuais puderam solicitar o atendimento pelo nome social, entre 20 e 24 de maio, já que na inscrição do Enem é utilizado o nome de registro civil.

A solicitação foi feita na Página do Participante e os interessados tiveram que anexar documento de identidade e outros.

Cartão do Enem 2019

Quem vai fazer o Enem fica ansioso(a) para saber seu local de prova. O MEC só informa os endereços dos exames no mês que antecede as provas, na Página do Participante, não havendo mais o envio do Cartão de Confirmação de Inscrição pelos Correios.

É importante que o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2019 seja conferido com antecedência, já que erros nos dados devem ser comunicados ao MEC pelo 0800 616161. Conhecer o endereço de prova antecipadamente ajuda, ainda, a identificar os melhores caminhos para evitar atrasos e linhas de transporte público que operam aos domingos e seus horários.

Provas do Enem 2019

O Enem passou a ser aplicado em dois domingos seguidos, deixando de ser em apenas um fim de semana, em 2017. Com a mudança, os participantes ganharam uma semana de intervalo para revisão dos temas ou descanso.

10 dicas para se sair bem no Enem

As provas do Enem 2019 serão realizadas em 3 e 10 de novembro, sendo o primeiro dia dedicado às questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, enquanto o segundo contará com Ciências da Natureza e Matemática.

Gabarito do Enem 2019

Os participantes do Enem têm acesso ao gabarito oficial três dias após o último domingo de provas – em 2019 será em 13 de novembro. O MEC não aceita recursos, o gabarito é apenas para que o participante confira quantas questões acertou. O espelho da redação (digitalização da folha de texto) só é disponibilizado em março do ano seguinte.

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 aos participantes que terminaram o ensino médio (em 2018 ou antes). Eles poderão usar as notas para entrar na faculdade.

Os chamados treineiros – estudantes que estão em outras séries do ensino médio e não podem usar as notas para entrar no ensino superior – só terão acesso ao resultado do Enem 2019 em março de 2020. Geralmente, o espelho da redação é divulgado na mesma data para TODOS os inscritos que tenham feito o Enem.

Ingresso na universidade

Os programas do MEC que utilizam o Enem para ingresso em cursos superiores seguem a seguinte ordem de datas: SiSU, ProUni e Fies.

SiSU: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) abre inscrições pouco depois da divulgação do resultado do Enem. A seleção usa o Enem como forma de avaliar os participantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior.

ProUni: Após a divulgação do resultado do SiSU, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) abre inscrições. A iniciativa é voltada para a concessão de bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior (50% ou 100%).

Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil recebe inscrições após a divulgação do resultado do ProUni. O fundo financia mensalidades em instituições particulares de ensino superior com as notas do Enem.

Por Lorraine Vilela