Como estudar de graça para o Enem 2019

Faltando poucos meses para a principal prova do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes buscam maneiras práticas, eficazes e econômicas para estudar. Afinal, não é todo mundo que tem condição de pagar um cursinho particular.

Com a internet ficou muito mais fácil estudar de graça para o Enem 2019. Separamos aqui 6 maneiras GRATUITAS de você estudar para a prova do Enem 2019, que vão te ajudar a chegar no dia do exame preparado para alcançar uma boa nota.

Confira 6 opções para estudar para Enem 2019 de graça:

1 – Videoaulas

Aulas com professores especializados em Enem e vestibulares costumam ser caras. Uma ótima opção para acompanhar essas aulas de forma gratuita é por meio de videoaulas para o Enem disponíveis na internet.

Além disso, nessa forma de estudo você ainda tem a opção de pausar o vídeo para anotar informações importantes ou assuntos que mais têm dúvida. Você pode assistir quantas vezes precisar e, o melhor de tudo, só precisa ter acesso à internet em um computador, tablet ou no próprio celular.

2 – Provas Anteriores

Conhecer o tipo de questões que você vai encontrar nas provas é extremamente importante para te direcionar nos estudos. Por isso, refazer as provas anteriores do Enem é uma opção que não pode ser deixada de lado.

Quanto melhor você conhecer a prova, mais fácil fica para quando chegar o dia de respondê-la. Você pode aproveitar também para conferir correções comentadas na hora que bater aquela dúvida sobre o gabarito.

3 – Simulados

A melhor forma de testar seus conhecimentos e preparação para a prova é através de um Simulado Enem. Ele é o meio mais próximo da realidade da prova, já que você pode cronometrar seu tempo, dividir as áreas e conferir seus resultados. E o melhor de tudo, existem simulados gratuitos na internet para você treinar pro exame.

Veja aqui um simulado gratuito para o Enem 2019

Uma dica interessante é que durante o simulado você se organize para responder as questões dentro do tempo oferecido pelo Enem. Ou seja, no primeiro dia você terá 5h30, já que tem a redação para ser produzida. Já no segundo dia são 5h de prova. Com isso, evite pausas ou distrações e pratique a simulação como se você estivesse fazendo a própria prova do Enem.

4 – Redação

A redação do Enem 2019 é temida pela maioria dos estudantes e, para conseguir uma boa nota, a prática é fundamental. Para ajudar quem deseja melhorar na produção de texto, existem portais que oferecem possíveis temas que podem ser abordados no Enem e, além disso, ainda corrigem a sua redação.

Pratique aqui a sua redação

A oportunidade é muito válida para ajudar você a entender o que pode ser melhorado, já que com a redação corrigida você tem a chance de ver seus pontos fracos na hora da argumentação, ortografia ou até mesmo compreensão do tema. A partir daí é só trabalhar para melhorar essas questões até o dia da prova.

5 – Atualidades

Além de acompanhar os jornais e principais portais de notícias que trazem informações sobre o Brasil e o Mundo, você pode ficar ligado em sites que são especialistas no Enem e em vestibulares e que selecionam sempre os principais assuntos com chances de serem abordados na prova.

Todo mundo sabe que a prova do Enem é bastante contextualizada, por isso, é muito importante se manter atento às Atualidades para o Enem para não ficar perdido na hora de responder as questões e também de produzir a redação.

6 – Temas

A curiosidade para saber “quais temas vão cair no Enem” é muito grande por todos os estudantes, mas o certo é que ninguém sabe tudo o que será cobrado. Porém, existem temas certeiros em todas as provas e especialistas só para selecionar o que é abordado com mais frequências nas edições do Enem.

Esses estudos são desenvolvidos e publicados em portais de educação para te auxiliar na hora de escolher quais temas devem ser focados tanto em Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Estudantes preparados para o Enem 2019
Aproveite as dicas de estudos e chegue no Enem 2019 preparado

Agora que você já sabe as melhores ferramentas para estudar de graça e tranquilamente para o Enem 2019 é só manter a concentração e se preparar para as provas que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. Boa sorte!

Por Giullya Franco