Gabarito Enem
Gabarito oficial do Enem 2019 será publicado em 13 de novembro, sem prazo para recursos

Gabarito do Enem 2019

Quem faz o Enem fica curioso para saber quantas questões acertou, não é mesmo? Os participantes do Enem 2019 poderão acessar o Gabarito em 13 de novembro, pelo site do exame ou na página do Inep.

Como é o Gabarito do Enem 2019?

O conteúdo do Enem é o mesmo para todos os participantes, mas a ordem das questões muda de prova para prova. O Inep distribui quatro cadernos regulares (sem adaptação) e mais dois voltados para a acessibilidade, todos identificados por cores.

Cores do 1º dia: azul, amarelo, branco, rosa, laranja e verde

Cores do 2º dia: azul claro, amarelo, cinza, rosa, laranja e verde

O participante precisará saber a cor de seus cadernos de prova (dos dois dias) para conferir corretamente o gabarito, já que a ordem das respostas muda de cor para cor. Quem não esperar o tempo mínimo para ir embora com o caderno de prova poderá consultar as questões nos arquivos disponibilizados pelo Inep.

O gabarito da parte de Língua Estrangeira é um pouco diferente, já que se divide em espanhol e inglês. Ao se inscrever no Enem 2019, o participante fez a escolha por uma das duas línguas para as cinco questões presentes em Linguagens e Códigos. No entanto, o caderno traz duas provas (uma de inglês e uma de espanhol), mas o estudante só precisa responder as perguntas do idioma que escolheu.

Ao conferir as respostas, consulte o gabarito da língua escolhida para a prova:

Gabarito da prova de língua estrangeira é dividido em inglês e espanhol

Posso entrar com recurso contra o gabarito do Enem?

O Inep não aceitará recursos contra o gabarito do Enem 2019. A grade de repostas é apenas para fins pedagógicos, ou seja, para que o participante saiba quais questões acertou e quais errou.

O número de questões que acertei será a minha nota no Enem 2019?

Não. A pontuação do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que analisa a quantidade de acertos do participante, o nível de dificuldade de cada questão, o número de pessoas que acertaram as perguntas e a probabilidade de acerto por chute.

Tire todas as dúvidas sobre o resultado do Enem 2019

Por causa do uso da TRI como método de cálculo da nota, o participante não consegue saber qual a sua pontuação do Enem antes que o resultado seja divulgado. Diferente de vários vestibulares, o número de acertos não corresponde ao desempenho final do estudante, por isso, não dá para chegar a um resultado a partir da conferência do gabarito oficial.

Veja também: Redação do Enem 2019 – saiba tudo sobre a prova

Outro fator que impossibilita que o participante saiba sua nota final antecipadamente é a correção da redação. Dois corretores analisam cinco competências e atribuem as notas de 0 a 200 pontos para cada uma delas, sendo a nota mil a pontuação máxima da redação. Em caso de divergência, um terceiro profissional corrige o texto e, persistindo a inconsistência, a redação vai para uma banca especial.

O espelho da redação também é divulgado com o gabarito do Enem?

Não. O espelho da redação do Enem 2019 (imagem digitalizada da folha de redação) só será liberado em março de 2020. Assim como o Gabarito, o Inep não aceita recursos contra a nota da redação.

Conferi o Gabarito, e agora?

Após conferir o Gabarito, basta aguardar a divulgação do resultado do Enem 2019. As notas para quem já concluiu o ensino médio ou está no fim do terceiro ano poderão ser acessadas em janeiro de 2020. Os treineiros (estudantes de outras séries) só terão acesso ao resultado em março de 2020.

Saiba onde usar as notas do Enem 2019

Por Lorraine Vilela