Relógio com caderno de respostas do Enem
s portões dos locais de prova do Enem são fechados meia hora antes do início das provas

Horário do Enem 2019

Realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a grande chance de ingressar em curso superior. Por isso, quem se prepara o ano inteiro precisa estar atento ao horário do Enem para não correr o risco de ficar de fora e aparecer na TV como um dos atrasados do Enem.

Os portões dos locais de prova do Enem são abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fechados, pontualmente, às 13h. Os estudantes precisam aguardar em sala até as 13h30 para começar a responder a prova.

Fuso horário no Enem 2019

Quando não tem horário de verão, como será o caso de 2019, o Brasil conta com quatro fusos horários diferentes. Como a hora do Enem é definida a partir do horário oficial de Brasília, em alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste as provas são aplicadas mais cedo.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Saiba quando os portões dos locais de prova serão fechados em cada estado:

13h: todos os estados do Nordeste, Sul e Sudeste e estados do Pará, Tocantins, Amapá e Goiás, além do Distrito Federal

12h: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima

11h: Acre

Quanto tempo duram as provas do Enem

Apesar do horário de início das provas do Enem ser o mesmo para os dois dias, o tempo de duração é diferente. No primeiro dia, as provas têm duração de até cinco horas e meia, ou seja, o exame termina às 19h. Os estudantes são submetidos a questões objetivas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além de uma Redação.

Já no segundo dia do Enem, que conta questões de Ciências da Natureza e Matemática, os participantes têm cinco horas para terminar a prova. Sendo assim, a prova deve ser finalizada até as 18h30.

Somente é permitido sair da sala de prova depois de duas horas do início do Enem, ou seja, a partir das 15h30. Já o caderno de questões só poderá ser levado 30 minutos antes do fim da aplicação.

Atividade 1º Dia 2º Dia
Abertura dos portões 12h 12h
Fechamento dos portões 13h 13h
Início da prova 13h30 13h30
Saída permitida 15h30 15h30
Saída com caderno de prova 18h30 18h
Encerramento das provas 19h 18h30

Desde 2017, todos os estudantes começam as provas no mesmo horário. Até 2016, os candidatos sabadistas, por motivos religiosos, aguardavam para começar as provas às 19h. Essa mudança ocorreu porque o Enem agora é aplicado em dois domingos seguidos e não mais em um final de semana (sábado e domingo).