Caneta do Enem 2019
Caneta preta é um dos itens obrigatórios do Enem

O que levar para o Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem regras específicas sobre o que pode e o que não pode ser levado nos dias de provas, além dos itens que são obrigatórios para a participação no exame. Vai fazer o Enem 2019? Saiba o que levar nos dias 3 e 10 de novembro e evite contratempos!

Itens obrigatórios para o Enem 2019

Documento de Identificação com foto

Os fiscais de sala só podem permitir a entrada dos participantes com a apresentação de um documento de identificação original com foto.

O documento de identificação precisa estar em bom estado de conservação. Os participantes podem fazer o Enem 2019 com a apresentação da documentação abaixo:

  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça, para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Certidão de Nascimento ou Casamento e Título de Eleitor não podem ser usadas como documento oficial pela ausência de foto.

Está sem o documento de identidade (extravio, perda, roubo ou furto)? É possível entrar nos locais de prova com Boletim de Ocorrência (até 90 dias de expedição na data do Enem 2019), sendo submetido a processo de identificação especial.

Caneta preta

As provas do Enem devem ser respondidas com caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). Outras cores de tinta podem não ser detectadas pelo leitor óptico do cartão-resposta das questões objetivas, impedindo a correção.

Você pode levar para o Enem 2019 (se quiser)

Cartão do Enem

O uso do Cartão do Enem 2019 não é obrigatório nos dias de exame, mas facilitam a localização dos participantes dentro das instituições em que as provas serão aplicadas.

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2019 será liberado em outubro, na Página do Participante. O documento trará a instituição de ensino com bloco, andar e sala de prova; opção de língua estrangeira; endereço da instituição em que o exame será aplicado e dados pessoais do participante. Em caso de erro em alguma informação, entre em contato com o MEC pelo 0800 616161.

Alimentos

O Enem é uma prova longa e, por isso, levar alimentos é importante para evitar mal-estar por muito tempo sem se alimentar. Chocolates, barras de cereais, castanhas, sanduíches naturais, biscoitos e outros itens podem ser boas opções para consumo durante as provas.

Alimentação no Enem 2019: o que levar para comer

Os participantes podem levar água, sucos, chás, refrigerante e outros líquidos que não contenham álcool. É recomendável levar as bebidas em garrafas transparentes e sem rótulos.

As regras do Enem 2019 determinam que os participantes permitam a revista dos alimentos pelos fiscais de sala, caso o procedimento seja solicitado.

Posso levar celular no Enem?

Sim, é permitido levar o celular nos dias do Enem. No entanto, o uso do aparelho não é permitido dentro do prédio de prova. O celular precisa ser desligado (de preferência sem a bateria) e guardado em um saco plástico que o fiscal de sala entregará na porta do local de prova, recipiente que deverá ser lacrado e colocado embaixo da cadeira.

Celular no Enem 2019: levar ou não?

Se o celular fizer qualquer barulho durante a prova, o participante será eliminado do Enem. A embalagem só pode ser aberta do lado de fora da instituição.

Artigos religiosos e objetos específicos

O participante terá que autorizar a revista de artigos religiosos ou objetos específicos. Veja alguns exemplos de itens:

  • Artigos religiosos: burca, véu, quipá e outros
  • Materiais específicos: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio

O que não levar para o Enem?

Não é permitido usar durante as provas objetos como gravadores, relógios, calculadoras, lápis, borracha, canetas de outras cores, livros, óculos escuros, gorros, bonés e outros.

Se for necessário levar chaves, moedas e alarmes de veículos, tais objetos devem ser guardados na mesma embalagem que será utilizada para o celular.

NUNCA use folhas para rascunho que não sejam disponibilizadas pelos fiscais de sala. Somente utilize no momento das provas o caderno de questões (que tem espaço para rascunho), além de transcrever as respostas no cartão-resposta e folha de redação.

Por Lorraine Vilela