O que vai cair no Enem 2019
Veja os temas mais cobrados nas provas do Enem para todas as disciplinas que estão presentes no exame.

O que vai cair no Enem 2019

O que vai cair no Enem 2019 é uma das principais perguntas feitas pelos participantes. Responder esta pergunta é difícil, pois o conteúdo do Enem é amplo, mas existem alguns temas que aparecem com maior frequência.

Em 2009 o Enem foi reformulado e, desde então, o conteúdo das provas consta na Matriz de Referência do Enem, que também informa os eixos comuns a todas as áreas de conhecimento e as competências e habilidades exigidas em cada uma delas.

A Matriz de Referência dividiu o Enem em quatro grandes áreas:

  • Linguagens Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Ficou determinado que cada dia de prova abordaria duas áreas, sendo que no primeiro dia seria aplicada também uma redação.

Como será a prova do Enem 2019

O Enem 2019 será realizado em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Ao todo, a prova terá 180 questões e uma redação.

No primeiro dia de provas, os candidatos terão 5h30 para responder 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além de produzirem a redação.

A prova do segundo domingo terá duração de 5h e será aplicada com as 45 questões sobre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e 45 sobre Matemática e Suas Tecnologias.

É importante lembrar que o formato das provas exige a capacidade de interpretação textual e visual do estudante e que as questões do Enem trabalham com a interdisciplinaridade. Neste caso, uma mesma pergunta pode cobrar conhecimentos de duas ou mais disciplinas.

Veja agora como são divididos os conteúdos de cada uma das provas e quais os temas que podem cair no Enem 2019:

Primeiro dia Enem 2019 (3 de novembro)

Linguagens e Códigos

As 45 questões dessa área de conhecimento são constituídas por Língua Portuguesa e Literatura, em sua maioria. Geralmente, os temas mais recorrentes para essas disciplinas são:

Em relação à Interpretação de Texto, as questões costumam cobrar com maior frequência:

Também há a possibilidade de cair questões de Educação Física e Artes na prova, mas em menor quantidade e com abordagens levando em consideração o exame como um todo.

Em relação à Educação Física, esporte e espetáculo e influência da mídia no corpo foram os temas mais exigidos nas últimas provas.

Já em Artes, a arte contemporânea, arte nos séculos XV e XVI, elementos básicos das artes plásticas, elementos básicos da música e música no século XX são os que costumam ser mais cobrados.

As questões de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês) também estão presentes nesta prova. São cinco questões de cada, mas você só precisa responder o idioma que escolheu durante sua inscrição no exame. Para se sair bem nesta prova é necessário ter um bom nível de interpretação, já que na maioria das vezes as questões são formadas por quadrinhos, imagens, trechos jornalísticos etc.

Ciências Humanas

As 45 questões desta área da prova são formadas pelas disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Veja os temas mais cobrados em cada disciplina:

História

Geografia

Filosofia

Sociologia

Redação

Acertar o tema da redação do Enem 2019 é uma missão difícil. No entanto, sabemos que o Enem geralmente cobra assuntos relacionados a questões sociais. A escolha do tema passa por perspectivas políticas, sociais, científicas e culturais e, muitas vezes, um fato pontual pode não ser a proposta, mas sua repercussão sim.

Nos últimos cinco anos, a redação do Enem trouxe os seguintes temas:

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016:Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Veja todos os temas de redação do Enem

Então sabemos que esses temas não cairão no Enem por um bom tempo. Além disso, pelo atual Governo ser conservador, temas mais progressistas como direito das mulheres, gays, refugiados e outras minorias não devem ser escolhidos.

O que podemos adiantar é que a redação vai seguir o mesmo formato dos anos anteriores: o estudante deverá apresentar uma proposta de intervenção, através de um texto dissertativo-argumentativo escrito em até 30 linhas.

A proposta da redação vem acompanhada por textos de apoio, pesquisas científicas, notícias ou outras informações para oferecer dados que vão auxiliar na hora da construção de raciocínio sobre o tema.

E mesmo que o estudante não conheça bem sobre o tema da redação, ele pode se basear nos textos de apoio para conseguir elaborar boa proposta de intervenção. Mas tome cuidado para não copiar trechos do texto de apoio, pois isso pode zerar sua redação.

Segundo dia do Enem 2019 (10 de novembro)

Ciências da Natureza

Está parte da prova é constituída por 45 questões de assuntos relacionados às disciplinas de Biologia, Química e Física.

Biologia

Química

Física

Matemática e Suas Tecnologias

Essa é a prova mais extensa que você vai responder no Enem 2019. A prova de Matemática é composta por 45 questões, ou seja, equivale a 25% do exame. Mas antes de se preocupar com o que vai cair nas questões, é importante que os estudantes se concentrem na hora de ler o enunciado e, assim como nas disciplinas de humanas, saibam interpretar o texto.

Matemática

Lembrando que, esses foram os temas que mais caíram nas provas do Enem dos últimos cinco anos. Por isso, é importante dar atenção a esses conteúdos, já que a chance de parte deles aparecerem nas provas novamente é grande. Bons estudos!

Por Giullya Franco