Notas do Enem podem ser usadas para ingressar em cursos de graduação

Onde usar as notas do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 para estudantes que concluíram o ensino médio. Você sabe onde usar as notas do Enem 2019?

Fique sabendo que existem várias formas de usar as notas do Enem para entrar na faculdade, inclusive em instituições fora do país.

Confira, então, onde usar sua nota do Enem 2019:

SiSU 2020

Grande parte dos estudantes faz o Enem para poder aproveitar as notas com o objetivo de ingressar em uma universidade pública. Para isso, é necessário se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que conta com duas seleções por ano.

As inscrições para o SiSU 2020 devem começar no final de janeiro, logo depois do resultado do Enem 2019. Para participar, o estudante não pode ter zerado a prova de redação.

No SiSU, os estudantes podem optar por até duas opções de cursos. Para cada curso há pesos específicos para as áreas do Enem.

Veja tudo sobre o SiSU!

ProUni 2020

Se você não foi aprovado no SiSU, pode tentar uma bolsa de estudos em uma universidade particular. A vaga é oferecida por meio do Programa Universidade para Todos, que também têm duas seleções por ano.

Para fazer sua inscrição no ProUni 2020, você também precisará ter média acima de 450 pontos no Enem 2019, com notas acima de zero na redação. Além do mais, para tentar uma bolsa por meio do ProUni é necessário comprovar renda familiar e ter estudado em escola pública ou colégio particular como bolsista integral.

As inscrições para o ProUni 2020 devem abrir em fevereiro.

Confira todos os detalhes sobre o ProUni!

Fies 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil oferece opções de financiamentos de cursos superiores particulares a juros zero (FIES) e com juros de acordo com o agente financeiro (P-Fies).

O FIES 2020 também vai exigir média de 450 pontos nas provas do Enem, mas serão aceitas as edições de 2010 a 2019. Há também exigência de renda:

FIES: renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa
P-FIES: renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa

Para se inscrever no Fies, também é preciso ter feito o Enem desde a edição de 2010 e comprovar renda familiar.

Veja também: qual a diferença entre SiSU, ProUni e Fies?

Estudar em Portugal

Em 2014, o Ministério da Educação (MEC) começou a firmar parcerias com instituições de ensino portuguesas para que elas aceitem as notas do Enem nos seus processos seletivos. Mais de 30 instituições portuguesas aceitam o Enem. Os cursos não são gratuitos.

Geralmente, podem ser usadas notas das três últimas edições do Enem. Já as médias exigidas para estudar em Portugal variam de acordo com a instituição.

Saiba como estudar em Portugal pelo Enem

Vestibulares

Diversas instituições de ensino superiores, públicas e particulares, costumam abrir inscrições para vestibulares nos quais o candidato pode usar as notas do Enem.

Acesse a agenda de vestibulares das principais universidades brasileiras

Por Silvia Tancredi