O ProUni 2020 utilizará as notas do Enem 2019 para conceder bolsas de estudos em faculdades particulares.

ProUni 2020

Conseguir uma bolsa de estudos para entrar em uma faculdade é o sonho de muitos estudantes. Você sabia que poderá usar a nota do Enem 2019 para estudar de graça em faculdades particulares? Com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 é possível conseguir bolsa integral ou parcial de 50%.

Tire todas suas dúvidas sobre o resultado do Enem 2019

O ProUni foi criado em 2004 e institucionalizado em 2005 pelo Governo Federal. O Programa utiliza as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais para estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais de colégios particulares. As oportunidades são oferecidas em faculdades privadas de todo o país.

Veja também: Onde usar as notas do Enem 2019?

ProUni + Enem

O estudante que deseja concorrer às bolsas do ProUni precisa, primeiramente, participar do Enem. O Ministério da Educação (MEC) utiliza as notas do último ano do exame para conceder as bolsas de estudo. Por exemplo, o candidato que deseja se inscrever no ProUni em 2020 precisa fazer o Enem em 2019.

Calcule sua Média do Enem

Não basta participar do Enem 2019 e se inscrever no ProUni 2020 para concorrer. O MEC exige média de 450 pontos em todas as provas do Enem (as quatro objetivas e a redação) e nota acima de zero na redação.

Quem pode participar do ProUni 2020?

Para se inscrever no ProUni 2020, além de fazer o Enem 2019, o estudante precisa preencher um dos requisitos abaixo:

=> Ter feito todo o ensino médio em escola pública;
=> Ter cursado todo o ensino médio em colégio particular com bolsa integral;
=> Ter estudado parte do ensino médio em colégio público e outra parte em colégio particular como bolsista integral;
=> Ser pessoa com deficiência (PcD);
=> Ser professor do ensino básico na rede pública e comprovar o magistério. A modalidade não exige a comprovação de renda, mas a concorrência só vale para cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia.

Qual a renda para participar do ProUni?

O ProUni é voltado para estudantes que não têm condições de arcar com os custos totais de um curso superior. Por isso, o MEC adota critérios de renda para conceder bolsas parciais e integrais. Confira!

=> Bolsa Integral: esse tipo de bolsa pode ser solicitada por estudantes com renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Nesta modalidade, o candidato consegue estudar sem pagar nada.

=> Bolsa Parcial: candidatos com renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa têm direito à bolsa de 50%.

Inscrições para o ProUni 2020

O ProUni tem duas edições por ano, uma em cada semestre, sempre com abertura após a divulgação do resultado do SiSU 2020. As inscrições são feitas pela internet, exclusivamente pelo site oficial do ProUni.

ProUni 2020/1: fevereiro de 2020
ProUni 2020/2: junho de 2020

O candidato precisará informar o número de inscrição no Enem 2019 e dados pessoais no momento da inscrição. As notas já vão automaticamente para o sistema do ProUni 2020.

O estudante pode escolher até duas opções de curso, instituição de ensino, turno e local. Essas informações podem ser modificadas até o fim do período de inscrições do ProUni.

Ganhei a bolsa, e agora?

Se você for contemplado com uma bolsa do ProUni 2020 será preciso comparecer à instituição de ensino com a documentação e formulários preenchidos para comprovar as informações que foram dadas no momento da inscrição.

São realizadas duas chamadas regulares em cada edição do ProUni. Caso as bolsas não sejam preenchidas, elas retornam ao sistema para nova oferta, desta vez como bolsas remanescentes.

Bolsas remanescentes

O cronograma de inscrição para as bolsas remanescentes do ProUni é dividido de duas formas: um período para quem está matriculado em alguma faculdade e outro para o candidato que ainda não está estudando em nenhuma instituição.

Os candidatos que já se encontram matriculados possuem um prazo maior para a participação na seleção de bolsas remanescentes do ProUni.

Mais informações no site do ProUni ou no telefone 0800 616161.

Por Lorraine Vilela