Estudante escrevendo em uma folha em branco
Nota da redação pode fazer a diferença para a sua aprovação

Redação do Enem 2019

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os participantes precisam elaborar um texto dissertativo-argumentativo cujo tema costuma ser um assunto que está sendo discutido na sociedade brasileira.

Geralmente, a redação do Enem cobra temas ligados a grupos específicos da população, como minorias sociais. A proposta do texto leva em consideração valores como solidariedade, cidadania, diversidade cultural e respeito aos direitos humanos.

Veja os temas das redações do Enem

O objetivo da redação do Enem 2019 é que os estudantes se posicionem, mostrando argumentação sólida e baseada nos recortes previamente apresentados. Contudo, não é só preciso defender a ideia, mas, também, exprimir uma proposta de intervenção social, ou seja, uma forma de resolver o problema retratado no texto.

Como é a redação do Enem?

Antes do enunciado da redação, que consta no caderno de questões, encontram-se as instruções para a redação. No local, o candidato fica sabendo que o texto deve escrito em até 30 linhas e que não pode ter cópia dos textos motivadores. Nessa parte, ainda, os participantes são avisados das situações nas quais podem receber nota zero no texto.

Em seguida, são apresentados textos motivadores com temas em comum e as respectivas fontes. Podem ser mostrados ainda gráficos, mapas, infográficos, fotos, charges, entre outras ilustrações.

Por fim, é detalhada a proposta de redação que pede ao estudante que, a partir da leitura dos recortes, elabore um texto dissertativo-argumentativo que contenha, na conclusão, uma proposta de intervenção.

Até o Enem 2018, no final do caderno de questões, encontrava-se uma folha de rascunho somente para a redação. Porém, no Enem 2019 a prova contará com uma nova diagramação, com aproveitamento dos espaços em branco para rascunho, diminuindo as folhas do caderno.

Os estudantes devem escrever o texto final na folha de respostas específica para a redação com caneta esferográfica com tinta preta e tubo transparente. O texto é identificado por um número de código de barras.

Título na redação do Enem

O título na redação do Enem é opcional. Caso o estudante não o coloque, não poderá pontos. Contudo, caso queira dar um título ao texto, o participante terá menos linhas para escrever a redação.

Como é feita a correção da redação do Enem?

A redação do Enem é avaliada de acordo com as cinco competências abaixo:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreensão de proposta de redação do Enem;
  • Argumentação do ponto do vista;
  • Demonstração dos conhecimentos necessários para construção da argumentação;
  • Elaboração da proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

O avaliador dá ao texto nota de zero a 200 pontos em cada uma das competências. A pontuação final é a soma das notas dos cinco critérios, que pode chegar a mil pontos.

Vale ressaltar que dois corretores avaliam a redação do Enem. Porém, caso haja divergência entre a opinião deles, um terceiro profissional é convocado. Persistindo a divergência, uma banca presidida por um doutor dá a nota final.

As redações que recebem nota 1000 também passam por essa segunda banca de avaliação.

O que zera a redação do Enem?

Assim como pode tirar nota máxima na redação do Enem, o candidato também pode zerar o texto. Veja os motivos para tirar nota 0 na redação do Enem 2019:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Extensão de até 7 linhas;
  • Cópia de texto motivador;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Até o Enem 2017, desrespeito aos direitos humanos era um dos fatores que zerava a redação. No entanto, desde 2018 a prática apenas tira pontos do participante na competência 5, ou seja, perde até 200 pontos, mas não zera.

Quando os participantes recebem o espelho da redação do Enem?

Os candidatos sabem da nota da redação no dia do resultado, junto com as notas das provas objetivas. Porém, o espelho da redação, ou seja, as notas dadas em cada uma das competências, somente pode ser acessado cerca de 60 dias após o resultado do Enem.

Por Silvia Tancredi